terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Analogia do filme A revolução dos Bichos e a Gestão Escolar

O Filme a revolução dos bichos, mostra a história de animais que se revoltaram contra um sistema que só os exploravam.
Então eles expulsaram os seus patrões da fazenda, onde começaram a seguir o estatuto que o porco mais velho juntamente com os outros haviam feito.
A principio dois porcos começam a liderar os outros, com regimento, o qual todos haviam aprovado(Napoleão e Bola de nerve.Mas de repente Napoleão se encanta pelo poder e começam a agir como os humanos chegando até a expulsar da fazenda o Bola de neve que é o visionário idealizador. Enapoleão começa a explorar os animais e fazer O mesmo que os patrões humanos faziam.
Chegando ao ponto de negociar com os humanos, tomar decisões sem nem sequer comentar com os outros animais. E alguns animais começaram a perceber que estava tudo como antes.

A analogia que eu pude fazer do filme, com a gestão escolar,é que na escola muitas vezes os funcionários, são contra a uma gestão que não é reflexiva,democrática, mas na maioria das vezes não tem força para lutar contra o sistema sendo mais cômodo manter uma situação.( São os animais)
E se caso troca diretor,coordenador,às vezes pensa-se que poderá mudar, mas na maioria das vezes comete-se os mesmos erros de antes como um circulo vicioso,(Napoleon). E isso acontece por vários motivos, às vezes, a gestão quer fazer algo para a melhoria, mas não encontra adesão dos demais ,que já estão numa situação cômoda, ou os gestores, antes do poder tem um discurso e após adquiri-lo submete-se aos caprichos deste.

Tenho um exemplo de gestão que mostra bem isso, alguns funcionários como o ( idealizador ) conversavam entre si, com outros que eram omissos, os que eram omissos longe da diretora, eles sempre concordavam,que esta não era comprometida com a escola, mas quando tinham a oportunidade de expressar suas opiniões a maioria dos profissionais baixavam a cabeça e aceitavam o que a diretora falava.
Até porque pela falta de compromisso dela, eles podiam chegar atrasados, faltarem sem nenhuma punição,era a moeda de troca.

Quando houve a oportunidade trocar de diretor, entre uma pessoa comprometida e o candidato da situação, todos optaram pela mesmice.
Pude perceber que tem que se ter muita consciência do que quer para quando chegar ao poder não deixar corromper-se.
Assistindo ao filme pude identificar alguns animais(personagens),com alguns profissionais que já vi atuar.São eles:


Major (o profissional que deseja realizar a mudança); Napoleão (O profissional que usa o poder para benefício próprio)
Bola-de-neve(O que até consegue mobilizar as pessoas)
As ovelhas(estão ali por perto, consegue resisti as 6 horas de trabalho)
Os cavalos ( Usam a frase, há muito tempo é assim, já tiveram pessoas como você por aqui,não vai adiantar,vamos fazer o que dá para fazer.)
As galinhas (vão levando como podem, se é para rir, vamos rir se é para chorar, vamos chorar, tem festa, oba!
Os cães fiéis ( Estão sempre colocando o chefe a par de tudo o que acontece na escola)

Numa visão realista ou pessimista ,entenda (como quiser)

O que acontece são novos personagens assumindo os papéis principais mas o enredo continua...

Sérá que estou sendo o Cavalo desta revolução?

Nenhum comentário:

Postar um comentário